QR Code: A tecnologia que retornou para impulsionar a indústria da moda e suas formas de divulgação




Mariana Ferreira Figueiredo


Não apenas na indústria da moda, o ano de 2020 foi marcado intensamente pela busca de soluções para uma realidade envolvendo distanciamento social e encontros físicos. Nesse contexto, o meio digital sobressaiu como uma forma alternativa de atuação. Mais especificamente, a ferramenta QR Code encontrou-se (ou teria sido reencontrada?) perfeita para um mundo touchless.


Uma tecnologia datada dos anos 2000, porém reencontrada durante a pandemia. Os QR Codes podem ser utilizados por consumidores para realizar o download do aplicativo de venda de uma marca, iniciar um serviço customizado, impulsionar uma campanha publicitária, captar descontos e até verificar a veracidade da peça que estão adquirindo. O principal fator que deixa essa tecnologia atrativa é que a sua finalidade pode ser facilmente definida de acordo com a estratégia da empresa que a utiliza.


Em 2019, a empresa Ralph Lauren anunciou que estaria “digitalizando” seus produtos, em um esforço para que a cadeia produtiva fosse facilmente rastreada e verificada pelos consumidores. Estrategicamente aplicando a tecnologia de blockchain e QR Code em conjunto, a empresa, começando pela marca Polo, muniu cada um de seus produtos com um Digital ID. O consumidor então poderia através do QR Code disponível na etiqueta, verificar se aquela peça correspondia a um Digital ID válido e assim atestar a veracidade do produto adquirido.


A Dior, por sua vez, utilizou-se desse recurso para disponibilizar a limitada edição de seu tênis “Air Jordan 1 OG Dior”. No caso, em junho de 2020, a marca francesa disponibilizou um site próprio para o lançamento do produto no qual os consumidores poderiam reservá-lo. Após a escolha da edição desejada (o produto tinha versões variadas, com preço entre $2000 e $2200), deveria ser feito um cadastro que não poderia ser modificado posteriormente. Caso fosse escolhido, o consumidor receberia um QR Code por e-mail, que deveria ser apresentado na hora da entrega do produto, como atestado de veracidade da compra.


A rede social Instagram, em 2020, modificou seu design com a finalidade de tornar-se uma rede que dispõe de uma forma inovadora de compras, sem que o consumidor precise deixar o aplicativo para adquirir produtos. Com mais de 500 milhões de usuários por dia, diversas marcas e empresas relacionadas ao segmento da moda tem na rede, uma oportunidade de difusão sem precedentes. O impacto visual, principal qualidade do Instagram, se consagrou com o anúncio, em agosto de 2020, da criação de QR Codes exclusivos da empresa. A sua finalidade principal, segundo a rede social, é de facilitar a identificação de perfis e impulsionar a publicidade direcionada à rede social. No caso, uma marca em desenvolvimento, por exemplo, poderia criar seu QR Code de forma que o consumidor seja redirecionado ao seu perfil no Instagram e assim tenha acesso aos produtos e campanhas. Além disso, uma marca consagrada poderia criar uma campanha

redirecionada à rede social e assim atingir um grande público com considerável margem de expansão.


Dois exemplos de campanha publicitária de sucesso utilizando a ferramenta QR Code são das empresas Levi’s e Lacoste. A Levi’s, com o slogan “We are First”, criou na China a possibilidade para os consumidores criarem seus conteúdos divulgando os seus produtos adquiridos da marca. O sucesso absoluto entre o público jovem fez com que aproximadamente 2,9 milhões de pessoas aderissem à campanha. Para fazê-lo, bastava acessar o QR Code disposto no site chinês da empresa e realizar um cadastro. O resultado da iniciativa foi uma campanha publicitária da marca personalizada pelo público. A Lacoste, por sua vez, passou a disponibilizar o código durante sua publicidade na televisão, de forma que o consumidor, de sua casa, pudesse escanear o código e acessar promoções pelo site da empresa. Isso contribuiu para maior acesso ao site da marca e consequentemente, à consistência de suas vendas online.


A Adidas, por sua vez, disponibilizou aos corredores um QR Code em alguns de seus tênis da linha “Pulse HD”. Em parceria com o Spotify, ao escanear o código disponível no calçado, o consumidor teria acesso a uma playlist de corrida baseada na sua localidade e em seu gosto pessoal. As coordenadas GPS disponíveis para o artifício eram as das cidades de Nova York, Berlim e Paris.


Outro fator interessante é a perspectiva eco-friendly desse recurso. Seu uso pode reduzir a informação que deve estar impressa em uma embalagem, etiqueta ou outdoor, ocupando menos espaço físico. Apenas apontando o celular para a figura, o consumidor tem acesso a todas as informações necessárias, desde composição do produto até informações de fabricação.


Facilidade de acesso, redução de custos e sustentabilidade. Visto todos esses exemplos e possibilidades que se apresentam diante do uso do QR Code, tem-se para a indústria da moda uma ferramenta aliada ao seu desenvolvimento. As formas de uso são diversas e dependem de criatividade e inovação, elementos indispensáveis e que são diferenciais no segmento da moda.


Referências:

VOGUE BUSINESS. Fashion’s New Tech Essential QR Codes. Disponível em <https://www.voguebusiness.com/technology/fashions-new-tech-essential-qr-codes>.

TECH TUDO. Instagram ganha recurso de QR Code. Disponível em <https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/08/instagram-ganha-recurso-de-qr-code-para-divulgar-perfis.ghtml>.

QR CODE TIGER. Top 10 Luxury Brands that are using QR Codes for marketing. Disponível em <https://www.qrcode-tiger.com/top-10-luxury-brands-that-are-using-qr-codes-for-marketing>

BEACONSTAC. How to use QR Codes in retail. 6 Brands doing it right. Disponível em <https://blog.beaconstac.com/2019/03/how-to-use-qr-codes-in-retail-6-brands-doing-it-right/>.

SKED SOCIAL. How fashion and retail companies are using Instagram to drive sales. Disponível em <https://skedsocial.com/blog/how-fashion-and-retail-companies-are-using-instagram-to-drive-sales/>.



NOS ACOMPANHE

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

POSTS

TAGS

Nenhum tag.