• White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White Likendin Icon

© 2017 Mansur Murad Advogados

A incrível trajetória da TROUSSEAU se iniciou no ano de 1991 quando o casal Adriana e Romeu Trussardi Neto abriu uma pequena loja no bairro do Itaim, em São Paulo, para vender artigos de enxovais.

 

Hoje, sinônimo de luxo no segmento cama, mesa e banho, possui lojas nas principais capitais do país e é absoluta referência em sofisticação e conforto, oferecendo no mercado mais que diversas linhas de enxovais e estampas exclusivas, mas sim um verdadeiro lifestyle, real objeto de desejo e reconhecida como uma das marcas mais relevantes no mercado de luxo nacional.

 

Suas raízes clássicas e tradicionais andam lado a lado com o apetite inovador de seus gestores, e assim a marca está constantemente nos holofotes, inclusive sendo alvo de atos de pirataria e infrações em geral. Romeu Trussardi Neto, fundador da marca, conta com exclusividade para o MORE Brands and Fashion suas visões estratégicas sobre o negócio e explica um pouco sobre a admirável caminhada da marca no mercado.

 

 

Na sua visão, o que é moda?

 

Moda é você se sentir bem!

 

 

E o que você entende por “Direito”?  

 

Direito é você respeitar e ser respeitado dentro do universo em que você convive.

 

 

Hoje a TROUSSEAU é sinônimo de tradição e é amplamente conhecida e desejada por seus fiéis consumidores. Como foi o começo disto e quais foram os desafios enfrentados ao entrar na competitividade do mercado nacional?

 

O começo foi como qualquer marca que se propõe a ocupar um espaço dentro de um segmento: tínhamos a ciência de que íamos ocupar um espaço muito pequeno através de diferenciais, tanto na concepção do produto quanto na prestação de serviços. A empresa foi fundada praticamente sem capital e com pouca experiência, e então os desafios foram muitos, principalmente para perseverar a sua estratégia com foco nos valores e propósitos de fazer tanto um produto quanto um serviço diferenciado para um mercado que, na ocasião, não tinha a percepção destes diferenciais. Era um mercado que estava mais voltado em produtos sem esses atributos.

 

Desde nossa fundação em 1991, fomos desafiados a manter a estratégia, os valores e vencer a tentação de ir por caminhos mais fáceis e rápidos na conquista de um cliente. Temos clientes cada vez mais exigentes, que não vão perdoar nenhum tipo de deslize de valores e propósitos.

 

Acreditamos que qualquer que seja o segmento que você está, esses propósitos e valores estão cada vez mais valorizados pelos clientes, independentemente de classe social ou do tipo de consumo. O consumidor está cada vez mais maduro e exigindo esse posicionamento das marcas. Isto é, eles não querem consumir produtos ou serviços de empresas que não estejam engajadas em uma responsabilidade tanto da sua própria equipe quanto da sociedade que está inserida.

 

Nosso cuidado com a equipe interna também é grande, e nossos colaboradores ficam por muitos anos na empresa. Nós promovemos eventos periódicos e temos constante preocupação com a equipe, para que eles também se sintam em casa quando estão trabalhando. Isto gera comprometimento e empoderamento nos colaboradores, que defendem a empresa como se fossem os fundadores.

 

 

Sabemos que com o crescimento, o sucesso vem acompanhado da concorrência desleal e possíveis violações marcárias. Como vocês procuram se proteger de infrações como estas, e quais são suas preocupações jurídicas?

 

Primeiramente, aceitamos com muita humildade essas tentativas de concorrência desleal e também com certa vaidade, pois se você está sendo copiado é porque a sua marca está sendo admirada. Claro que não podemos aceitar e nem tolerar esse tipo de movimento e contamos com os melhores profissionais de propriedade intelectual disponíveis no mercado. Esta é uma área onde realmente não se pode fazer economia, ou seja, tem que se cercar de profissionais muito competentes, tendo em vista que estamos lidando com o maior patrimônio que a empresa tem, que precisa ser defendido. Além disso, precisamos nos posicionar com nossos valores e propósitos, impondo à estas tentativas de concorrência desleal a seriedade na qual nós temos com os nossos concorrentes, exigindo o mesmo deles.

 

 

Com base nas tendências, como a TROUSSEAU busca acompanhar as necessidades da sociedade sem perder a identidade tão admirada e conquistada?

 

Continuamos com a nossa identidade preservada e mantida através dessas pesquisas e mudanças constantes tanto na parte de produtos quanto na parte de serviços. A nossa preocupação é exatamente essa, é mudar para continuar mantendo nossa marca admirada e conquistada.

 

A tendência que nos move, então, é a de cada vez encantar mais os nossos clientes, então seguimos esse instinto no qual muitas vezes muito pesquisamos e acompanhamos algumas práticas de mercado que admiramos ou desenvolvemos através do contato próximo tanto com a equipe quanto com os clientes.

 

 

O que leva o consumidor a comprar produtos TROUSSEAU? Qual a maneira de preservar a essência da marca, e, assim, manter uma identidade forte e destaque no mercado?

 

O consumidor enxerga na TROUSSEAU uma marca que traz produtos com uma qualidade e um design diferenciado, então é assim que acreditamos que esse consumidor se fideliza, e a lealdade dele vem através do nosso atendimento e nosso serviço. Esses são alguns pilares que fazem com que nossos clientes comprem na TROUSSEAU e mais do que comprar, fazem com que eles sejam fiéis e ainda mais do que fiéis, que eles sejam leais.

 

 

Sendo uma grife única e exclusiva, onde o grupo TROUSSEAU encontra artifícios para inspiração?

 

Nós viajamos muito, observamos as coisas que estão acontecendo em nosso segmento e em outros segmentos. É daí que abastecemos nossas inspirações. O que vemos, é que a TROUSSEAU está cada vez mais sendo uma marca de lifestyle com vários outros produtos complementares junto aos produtos originais, como os lençóis e as toalhas. Hoje temos uma série de produtos que chamamos de EVERYWHERE, que são roupas de homens e mulheres que podem ser usadas tanto em casa quanto para sair. São essas inspirações que abastecem nossas criações.

 

 

Os senhores possuem modelo de franquia ou permanecem na tradição familiar? Quais os pontos levados em consideração para manter o modelo de negócio utilizado?

 

Nós temos hoje, depois de 20 anos operando só para nossas lojas próprias, alguns canais diferentes de distribuição, que funcionam desde o fornecimento para os melhores hotéis do Brasil, como também procurar parceiros que se identifiquem com os nossos valores e produtos que vendemos dentro de cidades que não temos nossa operação própria. Neste modelo, além das lojas próprias, hoje também já temos cerca de 40 operadores que revendem produtos TROUSSEAU em diferentes partes do Brasil.